terça-feira, 3 de julho de 2012

RADIOTERAPIA



CAMINHANDO NA SELVA!



Praticamente todo mundo que está nesta estrada tratando de um câncer passa pela radioterapia. E esse assunto parece até um tabu, pouco se fala, pouco se acha a respeito até mesmo no sabe tudo da internet.

Saímos do consultório com a indicação para a radio com a certeza de que o pior já deveria ter passado, ao menos é o que o médico diz pra gente, acho que para encorajar neh?! rs.... 

File:Marty-And-Alex-Madagascar-1.jpegA teoria é de que a radio é a parte mais tranqüila do tratamento, e em comparação já ouvimos que a quimio é o mesmo que atravessar uma selva cheia de leões famintos e que a radio a gente atravessa a mesma selva porém no lugar dos leões tem zebras! Inclusive já dissemos isso! rs...

Mas a história não é bem assim, a quimio é realmente uma vilã boazinha, que bate e mostra que está batendo, agora a radio é igual gato, que bate e esconde a pata! E muitas de suas reações a gente nem sabe que é conseqüência do tratamento.

Independente de onde ela será aplicada e dos efeitos que poderá causar, alguns cuidados são unânimes, como cuidar da pele, tomar muita água e etc...

A sua aplicação varia de caso a caso, mas no específico de mama, geralmente inicia 3 semanas após o término da quimio, e só então é que vamos receber as orientações para atravessar a tal selva. Por isso aqui fica uma dica importantíssima, comece a se lambuzar de hidratante. O que é preciso entender é que a radioterapia queima a pele como se você estivesse tomando sol ao meio dia, todavia ela queima de dentro para fora, então demora para se observar os estragos de sua ação.

E em se falando de queimaduras, o ideal é que se beba muita água, da mesma forma que estava orientado na quimio, lembra? O mínimo de dois litros por dia!

Então para minimizar os problemas aí vão algumas dicas:

- Beba muita água!
- Hidrate bem o local onde será aplicada a radio, como hidratante de preferência hipoalergênico; 
-  A hidratação deve começar com pelo menos um mês de antecedência e o ideal é que seja feita três vezes ao dia, tanto antes de iniciar ao tratamento, durante e pelo menos uns seis meses após o término;
- Não se esqueça de que dependendo do creme é obrigatório a sua retirada na hora da aplicação;
- Use durante o tratamento, compressas frias de chá de camomila, pois ela acalma a pele;
- Se proteja do sol, sim, é expressamente proibido tomar sol durante a radio e a proibição segue por pelo menos 90 dias, agora bronzeamento mesmo é melhor conversar com o médico quem não consegue viver sem, o que não é o meu caso!

- Evite roupas apertadas e desconfortáveis, afinal você estará lidando com uma queimadura;
- E cuide claro de sua alimentação, quanto mais se alimentar bem, mais seu organismo irá te agradecer;
- Em caso de problemas na garganta, sim ela pode inflamar caso receba irradiação, prefira alimentos mais líquidos, pastosos e gelados!



- Use e abuse do seu novo estilo, colocando lenços para proteger a área irradiada, chapéus e afins...




No nosso caso, ela trás junto alguns plus pois pela proximidade da mama de muitos órgãos vitais, exige-se um acompanhamento principalmente com o pneumologista e um cardio amigo do coração!

E se você acha que findo o tratamento os problemas se acabam instantaneamente, ledo engano, a radio fica agindo no seu corpo por pelo menos três meses como se estivesse sendo aplicada diariamente até perder a intensidade.

Mas se houver cuidados, essa selva se mostra com raios de sol iluminando a caminhada, e leões e zebras nos vêem com harmonia! Mas não esqueça de usar o chapéu já que colocamos na caminhada o sol! 


2 comentários:

  1. Fiz radioterapia, e agora gostaria de saber quando vou poder ir à praia sem me preocupar em colocar blusa, ou melhor, não expor a mama ao sol? Acabei em setembro de 2013.
    Fiz tudo que está escrito acima, mas minha mama continua escura. Gostaria de saber também, quando ela vai voltar a cor normal?
    Agradeço desde já.
    Jandiara

    ResponderExcluir
  2. A Radioterapia ainda fica agindo apos o termino 3 meses?

    ResponderExcluir