quinta-feira, 5 de julho de 2012

CONVERSA DE AMBULATÓRIO I







Chega a ser inacreditável que em pleno século XXI, ainda tenhamos que lidar com tantas formas de preconceito. E os motivos são os mesmos dos tempos imemoriais, falta de conhecimento de causa e medo daquilo que não se conhece!

Em um ambulatório escutamos muitas histórias, muitas experiências e muitas atrocidades também, desde erros médicos até descaso e abandono pelos familiares, quando o assunto é câncer. E eu olhando da minha perspectiva às vezes custo a compreender, pois na minha humilde opinião, somos vencedoras e devemos ter orgulho disso.

Mas em um dia desses de rotina fazendo minha abençoada medicação, um papo despretensioso me chamou muito a atenção e resolvi começar a colocar o dedo na ferida! Alguém aí acha realmente que estou condenada a morte porque tive câncer?

Uma coisa tem que ficar clara, após o tratamento a gente zera as estatísticas, então a chance de ter câncer de novo é o mesmo de alguém que nunca teve, pois para quem não sabe, todos nós temos células cancerígenas em nosso organismo, o que determina o desenvolvimento ou não da doença é o nosso sistema imunológico.

E esse sistema está diretamente ligado ao nosso emocional e é aí que o papo que tive no ambulatório me impressionou. Ouvi incrédula que tem pessoas que separam pratos e talheres de quem está em quimio... qual é a parte que eu perdi de que o câncer é contagioso?! rs....

Não pára por aí, ouvi também que tem companheiros que perguntam se em contato com a pessoa em tratamento também terá efeitos da quimio e da radio... Seria fenomenal se a gente pudesse dividir com aqueles que nos amam mesmo e estivessem dispostos a nos ajudar, dividir um pouco do mal estar e da angústia que o tratamento provoca. Mas infelizmente a dor do parto é só nossa! rs...

Medrosos seres humanos, quando vocês vão conseguir lidar com os seus fantasmas de frente? O câncer nos proporcionou a oportunidade de começar a entender o que é amor, e por isso é muito difícil aceitar certos tipos de preconceito...  E é por isso que a gente está aqui, para falar para quem está superando, para quem superou e para quem nunca passou por isso que viver é um ato de coragem!
            

3 comentários:

  1. Eu só acho que vc vai pro céu porque casou com o Pantera! Hehehehe!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk...Depois em off te conto tudo Gu...bjus

    ResponderExcluir
  3. EU TAMBEM ACHO GUSTAVO, KAKAKK, MEU FILHO TEM PE DE ANJO E POR ISSO É TÃO INCOMODADO E NÃO SE SENTE COM OS PES NO CHÃO, VERDADE.

    ResponderExcluir