segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CUIDADOS PÓS MASTEC




A noite anterior a cirurgia é indescritível! Sentimentos e emoções se formam com o mais discreto olhar... Sabemos que toda e qualquer cirurgia apresenta um risco e no caso de uma mastectomia radical, nem se fala então!



Se alguém consegue controlar a adrenalina me conta! rs... E é nessa hora que você vê que a força vem da fé em Deus mesmo, pois é só assim que conseguimos caminhar em direção ao centro cirúrgico, digo caminhar, porque sempre fui a favor de se enfrentar as adversidades!



Mas passou, a mastec já rolou e você acorda horas depois com aquela sensação de... onde estou? Ainda não está doendo, pois a anestesia realmente foi bem forte! A curiosidade de ver como é que ficou a plástica mata mais do que a dor nas costas! rs...


Agora inicia-se a fase onde o aprendizado se chama: paciência e humildade! Ficamos impossibilitadas de levantar os braços, não podemos nos mexer sem ajuda e mesmo para comer ou ir ao banheiro, lá estão nossos fiéis escudeiros a nos socorrer.


Essa cirurgia necessita a colocação de um dreno, afinal foram feitas muitas incisões e o sangue tem que sair. Então, todo cuidado nessa hora é pouco, pois além de ser dolorido aquele caninho que fica ligado em você, ele pode ser fonte de infecções e outros problemas!  Pode ser que você tenha que voltar para casa na companhia dele e aí cuidado redobrado, pois em casa a gente sempre tende a ser mais custosa!

Mas é só:

- Manter o dreno sempre preso à roupa;

- Usar roupas mais largas para acomodar bem o dreno;

- Esvazie o coletor duas vezes ao dia (manhã e tarde). Não se esqueça de anotar a quantidade de secreção que tenha saído!


O outro aspecto assustador são os pontos! Aaaaiiii! E como é ruim pensar que realmente estivemos na mira de um bisturi! Mas vamos concentrar no que é preciso, os cuidados com os curativos, pois o problema já está lá mesmo... álcool 70% será o seu melhor amigo nessa fase, pois ele faz a assepsia e seca o micropore que só pode inicialmente ser retirado pelo cirurgião.


Passada a primeira fase, o jeito é alguém trocar os curativos para gente, lembra que não podemos mover muito bem os braços!? Na hora da troca dos curativos você deve observar:


- Que as mãos estejam muito bem lavadas com água e sabão;

- Use o álcool 70% nas mãos também antes de manipular os curativos;

- Ferva água filtrada e deixe esfriar em um recipiente com tampa;

- Descubra seu curativo e lave as mãos novamente;

- Jogue um pouco de água fervida na gaze esterilizada e limpe a ferida suavemente;

- Cubra a ferida com gaze esterilizada e prenda-a com esparadrapo ou fita adesiva.
  
Agora é só ir dando tempo ao tempo que logo tudo estará cicatrizado e lindo!



2 comentários:

  1. Não é o meu caso, mais a dica são sempre bem vinda, pois não sabemos o dia de amnhã.....

    BJSS Lud.

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia! Espero mesmo que não seja nunca seu caso! Mas realmente o blog está aqui para isso, para conhecermos e trocarmos ideias a cerca dessas vivencias e experiencias!

    Beijokas!!!

    Lud

    ResponderExcluir