quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O QUE A QT TAMBÉM PODE FAZER POR VOCÊ!




A quimioterapia reserva surpresas que a nossa criatividade não pode sequer imaginar! rs... No entanto, muitos desses sintomas passam despercebidos no meio da confusão de náuseas, vômitos e fraqueza! Afinal... quem odeia vomitar, coloque o dedo aqui.. que já vai fechar! rs...



Então, além de geralmente perdermos o paladar, o olfato também se altera, nos castigando com os aromas que antes nos eram tão prazerosos. A comida passa ser uma obrigação e em muitos casos um momento de muito estress.



Mas tudo isso é bem marcante, o que demoramos a perceber durante o tratamento é que algumas alterações podem ocorrer, como por exemplo, dificuldade para enxergar, para ouvir, para coordenar as ideias.


Outra alteração que ocorre e que nem sempre relacionamos com os quimioterápicos, até porque os médicos não nos dizem que isso pode ocorrer, é o que se chama de síndrome mão-pé.


A síndrome mão-pé, é um efeito colateral de alguns tipos de quimioterapia, que provoca vermelhidão, inchaço e dor nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés. Embora menos comum, a síndrome mão-pé, também, pode ocorrer em outras áreas, como joelhos e cotovelos.

Os principais sintomas são vermelhidão, inchaço e sensação de formigamento ou queimação, se houver evolução e o quadro se agravar, pode ocorrer rachaduras ou descamação da pele, bolhas, úlceras ou feridas na pele, dor intensa e dificuldade para andar ou usar as mãos.


Todos concordamos, que o melhor remédio é prevenir e nesse caso depois de instalado o problema o ideal é evitar a fricção e o calor, que tornam os sintomas piores. E para isso, deve-se  limitar a exposição das mãos e dos pés à água quente aos lavar pratos ou tomar banho e estes devem ser frios ou mornos, evitar a exposição às fontes de calor, como saunas e sol,  bem como atividades que causam força desnecessária ou fricção nos pés, como corrida, ginástica aeróbica e caminhadas longas. Muito cuidado ao manusear produtos químicos utilizados em detergentes ou produtos de limpeza doméstica, evite o uso de luvas de borracha para limpeza com água quente assim como o uso de ferramentas ou utensílios domésticos que exigem pressão da mão contra uma superfície dura e áspera, como ferramentas de jardim, facas ou chaves de fenda.


Sempre avise seu médico de tudo o que acorre com você. Não é o caso de se assustar, mas saber que é normal pelo processo que se está passando, e que assim que os quimioterápicos forem suspensos tudo tende a voltar ao normal.









Nenhum comentário:

Postar um comentário