segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

QUE TRATAMENTOS PODEM AFETAR A FERTILIDADE?


A infertilidade pode ser causada por qualquer um dos diferentes tratamentos oncológicos aplicados atualmente: Quimioterapia, Radioterapia ou Cirurgia.

1 - Quimioterapia


Quimioterapia atua sobre todas as células do corpo, destruindo tanto as células cancerígenas como as saudáveis que estão em processo de divisão. Entre estas se encontram os óvulos. Por isso, um dos potenciais efeitos colaterais destes tratamentos é a influência no sistema reprodutivo: basicamente, sua consequência seria a redução do número de óvulos, embora os riscos possam variar segundo cada tratamento.


2 - Radioterapia


 A radiação no útero e ovários pode causar a infertilidade ou, em muitos casos, a esterilidade permanente. Em algumas mulheres o retorno da menstruação pode aparecer meses ou anos depois de encerrar seu tratamento.










3 - Cirurgia

Em casos que se extriam os dois ovários (ooforectomia bilateral) não há possibilidades de manter a fertilidade, e se a extração é de um único ovário pode ser afetada em grandes proporções.Outro procedimento cirúrgico que pode afetar a fertilidade da mulher é da endometriose grave.




Perguntas mais frequentes


Quais os sintomas da infertilidade?
Na mulher que foi tratada com Quimio/Radio, pode haver ausência do ciclo menstrual ou ciclos irregulares.
Como é possível determinar a fertilidade de uma mulher?
Além da idade, podemos nos guiar por exames de sangue para avaliar seus hormônios e ultra-som ginecológico.
Quando inicia e quanto dura a infertilidade de um tratamento oncológico?
Começa com o tratamento quimioterápico, mas a fertilidade pode ser recuperada após o tratamento ou também ocorrer a infertilidade irreversível, tudo depende do tipo de tratamento e da duração.Converse com seu médico.
A partir de que idade se pode congelar óvulos/tecido ovariano?
Pode-se congelar óvulos e tecidos ovárianos após o início do ciclo menstrual.
Quanto dura a amostra de tecido ovariano ou os óvulos criopreservados?
Podem permanecer congelados por anos sem perder sua qualidade.
É seguro o uso de oócitos ou tecidos ovarianos criopreservados para um tratamento de reprodução assistida?
Hoje em dia, a utilização de óvulos congelados é segura e sua eficiência é amplamente comprovada. A utilização de tecidos ovarianos é contra-indicada em casos de leucemias.
Por tanto, ao receber o diagnóstico de câncer, seja racional, é uma situação transitória e você tem todas as condições de ter uma vida normal após o tratamento!

Converse com seu médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário