sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

OBESIDADE: INIMIGA SILENCIOSA!!!



Exercícios físicos sempre foram indicados como um caminho seguro para uma vida mais saudável e uma maior logenvidade. No caso de quem enfrentou a tormenta para continuar dando os ares neste planetinha, ele é ainda mais importante, pois auxilia no controle do peso. Sim, meninas, precisamos estar em dia com a balança! rs...




Já é conhecido o fato de que a obesidade está associada a um pior prognóstico do câncer em mulheres com doença metastática. Isto provavelmente se deve ao fato de que a maioria destas mulheres apresenta tumores que crescem com o estímulo do estrógeno, e o estrógeno parece estar aumentado nas mulheres menopáusicas obesas em comparação com as de peso adequado. 



Em mulheres que ainda não estão na menopausa, a origem do estrógeno são os ovários. Bloqueando a função ovariana e acrescentando seja Tamoxifeno (tratamento tradicional) seja Anastrazol (um inibidor de aromatase), um grupo austríaco avaliou se a obesidade influenciava a eficácia de uma ou outra medicação. O resultado mostrou que quando se induz menopausa em mulheres jovens, Tamoxifeno é mais efetivo que Anastrazol para reduzir o risco de recidiva da doença.





E ainda levando em consideração que os exercícios ajudam também no combate aos sintomas da menopausa induzida pelas medicações, não temos muitas desculpas, não é mesmo? Mãos a obra então e nada de moleza! Mexam-se! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário