sábado, 9 de fevereiro de 2013

TERAPIAS COMPLEMENTARES - PARTE 3





Cuidamos bem do bem estar do nosso corpo até agora! Mas e nossa mente? O que acham de nos equilibrar?!?



Para isso temos fortes aliados, dêm só uma olhadinha...



Acupuntura: É uma técnica milenar que integra a Terapia Tradicional Chinesa, que utiliza agulhas para promover o bem estar físico e emocional. Muito utilizada para a dor e náuseas. Ao contrário do que muitos pensam, é uma terapia praticamente indolor.


            Meditação: É uma forma de concentração em algo ou simplesmente desligar-se de tudo naquele momento. Auxilia os processos difíceis e superação, promovendo serenidade.



    Yoga: Praticada na Índia e Tibet há mais de 3.000 anos e introduzida no Ocidente no século 20. Utiliza alongamentos corporais e técnicas de exercícios respiratórios, e dessa forma trabalha o condicionamento físico e mental do paciente.



            Tai Chi Chuan: É atualmente conhecido como uma série de exercícios, mas originalmente é uma arte marcial, e tem sua origem China. São utilizadas posturas para trabalhar o corpo e a mente, através de exercícios que promovem o equilíbrio e combatem o estresse. Assim como a Yoga, o Tai Chi Chuan oferece exercícios de baixo impacto, ou seja, com pequena possibilidade de provocar lesões.

      
            Técnicas de relaxamento mental: Aqui o terapeuta utiliza palavras para induzir o relaxamento. É uma forma de Meditação, onde utiliza-se também técnicas de respiração e uso de imagens mentais.


         Musicoterapia: Promove relaxamento, utilizando basicamente o sentido da audição. É realizada por meio de instrumentos musicais e uso de diversos sons promovidos por outros equipamentos, que reproduzem também sons da natureza.
   


           Aromaterapia: Também promove relaxamento, mas pelo sentido do olfato. Trabalha zonas de prazer no sistema límbico. Os aromas mais utilizados são os de alecrim e alfazema, sendo o primeiro para alegrar e estimular e o segundo para acalmar.


     
          Fitoterapia: Utilização de ervas para auxiliar o alívio de alguns sintomas, na forma de chá, cápsulas e tintura-mãe.


            
                   E ai?
                   Tudo muito bom...Muito lindo...Muito gostoso!!!
                   Mas não se esqueçam das precauções ...
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário