quinta-feira, 23 de maio de 2013

60 dias... NOVO DESAFIO!!!



Hoje, 23/05/13, passa a valer a Lei que obriga o SUS a iniciar o tratamento de câncer em 60 dias após diagnosticada a doença.


Marco histórico? Há que se questionar... Claro que uma lei que venha auxiliar em um processo já tão dificil é de grande ajuda, porém não surte efeito se ela não sair do papel e chegar na ponta, ou seja, nos pacientes.


De acordo com o que temos lido, o prazo dos 60 dias é a partir do diagnóstico e da inclusão desse diagnóstico no prontuário médico. Se considerarmos que em geral, a detecção do tumor nem sempre é tão rápida, claro que a partir da ciência de sua existência, ter uma suposta data para iniciar o tratamento é enxergar uma luz no final do túnel.

Todavia, questionamos com relação ao período anterior... Quanto tempo levará para se ter esse diagnóstico? O SUS conseguirá oferecer a gama de exames necessários para o diagnóstico em tempo hábil? E a prevenção? Tem-se dito que o diagnóstico precoce é o que salva a vida de quem se descobre com câncer, então onde estão os investimentos em prevenção e detecção precoce?


E o melhor de tudo, o paciente pode ligar para a ouvidoria ou acionar judicialmente o estado ou o municipio caso a regra não se cumpra e o tratamento não comece em 60 dias... rs... 



Mas nem tudo é desconfiança em nossos corações! Nos parece uma excelente iniciativa as parcerias entre o governo e o setor privado a fim de ampliar a rede de atendimento aos pacientes com câncer. E é isso que precisamos, de ter acesso aos serviços e que esses sejam de qualidade. E de preferencia que as pessoas não tenham que se deslocar para buscar atendimento especializado.




60 dias... vitória no combate ao câncer? Sigamos a opinião da Dra. Nise Yamaguchi, diretora do Instituto Avanços em Medicina e médica dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein em São Paulo, de que apenas 'dentro de um ano é que poderemos avaliar essa medida'. Então vamos torcer para que o fluxo seja implementado e que essa Lei venha para beneficiar tantos que sofrem nessas filas intermináveis à espera de tratamento!





* Na Íntegra:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/lei-que-preve-tratamento-de-cancer-em-60-dias-vale-partir-desta-quinta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário