segunda-feira, 22 de julho de 2013

CÂNCER DE MAMA E ... , REMO?!

Todas nós sabemos que pós mastectomia temos que ter os maiores cuidados com os nossos bracinhos, pois o maior complicador da cirurgia é a sequela que pode advir do esvaziamento axilar. Muita confusão ainda existe sobre o tema, mas o linfedema é ainda o terror de todo o dia para quem passou por essa cirurgia.

A orientação é que evitemos de ter descarga de peso no braço esvaziado, bem como evitar machucar, calor excessivo e enfim... como já colocamos aqui em um outro post! 

Vide: http://projetocicatrizar.blogspot.com.br/2012/05/linfedema-o-terror-parte-i-chegou-hora.html#.Ue1sVtK-pjY

Mas muitas vezes se faz confusão e deixa-se de usar o braço, o que é um erro tão mortal quanto o lado oposto. Como tudo na vida o ideal é o equilíbrio. Por isso, lembramos sempre aqui da importância dos exercícios físicos na reabilitação de pacientes. 

A boa noticia é que cada vez mais projetos surgem para ajudar o corpo, a mente e o coração de quem tem essa estrada cheia de obstáculos pela frente! Por isso destacamos o projeto do  Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e da Faculdade de Medicina da USP, que acabam de lançar projeto pioneiro que usa o remo na reabilitação de mulheres com câncer.

Pacientes que passaram por cirurgia ou sessões de quimoterapia poderão iniciar um programa de treinamento com exercícios de remada, realizados no Centro de Reabilitação do Instituto do Câncer, e posteriormente, ao ar livre, na Raia Olímpica de Remo da Universidade de São Paulo.
Batizado de projeto “Remama”, a iniciativa é uma parceria do Icesp com a Rede de Reabilitação Lucy Montoro e com o Centro de Práticas Esportivas da USP.
O Remama visa promover a prática regular de atividade física mesmo após o término do período de reabilitação dentro do hospital. O remo é um esporte completo, que trabalha toda a musculatura, inclusive a região peitoral, contribuindo com o ganho de massa muscular e o aumento da capacidade aeróbia. 

Que essa iniciativa seja um pontapé para outras modalidades no auxilio do pós tratamento!

Na íntegra: http://noticias.r7.com/saude/sp-vai-usar-remo-na-reabilitacao-de-mulheres-com-cancer-de-mama-22072013


Nenhum comentário:

Postar um comentário