quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ATÉ ONDE VAI A SUA DOR?


Até onde vai a dor de uma pessoa? Hoje aqui em Goiás, veiculou uma notícia de que uma mulher portadora de câncer de mama, arrancou com uma tesoura o próprio seio!¹ Na reportagem, explicaram que ela, além do câncer no seio, enfrenta também uma depressão severa e que viu na mutilação uma solução, pois a ideia era sangrar até morrer.


Fora a agonia de se imaginar a cena, precisamos aprofundar nossa leitura do fato, para colocarmos para fora o preconceito que vive escondido em nós! Nesse caso em duas frentes, depressão e câncer.


Infelizmente ainda escuto vez ou outra, que fulano ou fulana, que tem tudo na vida, ainda se dá o direito de ficar triste, que depressão é frescura. Precisamos parar de perpetuar conteúdos prontos, que nos são ofertados todos os dias e buscar conhecer as lutas de verdade.


Depressão não é frescura! É uma doença e muito séria, que leva várias pessoas a cometer suicídio! Existe um processo químico que dificulta qualquer reação daquele que sofre dessa tristeza muitas vezes inexplicável. 

E tem também outra questão, quem disse que ter 'tudo' é sinônimo de felicidade? Não há nesse planeta, alguém que não tenha um problema, ou uma aflição qualquer, mesmo que seja uma coisa pela sua própria falta de aceitação.


E a parceria entre o câncer e a depressão é antiga, tanto que muitos hospitais, já contam com equipes multi-diciplinares, nas quais, um psicólogo é figura indispensável. No caso aqui chamamos esse profissional de psico-oncologista. 


E não é coisa de 'doido' fazer terapia não! É coisa de quem já saiu da ignorância o suficiente para entender que há momentos na vida em que precisamos, sim de ajuda especializada para enfrentr os dissabores da vida.


No caso dessa mulher aqui de Goiânia, as dores a levaram a procurar assistência médica, o que salvou sua vida. Agora o que espero e que ela tenha toda a assistência para lidar com as dores emocionais que a levaram a cometer um ato tão bárbaro contra si.

Então o convite que fica aqui é para a reflexão, aquela que te ajudará a se livrar dos jargões diários e que te impede de ser muito mais SER HUMANO!



1- Veja reportagem na integra em: http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/setor-morada-sol-mulher-que-mutilou-seio-em-goiania-sofre-de-depressao-e-tem-cancer-de-mama-19283/






Nenhum comentário:

Postar um comentário