terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CÂNCER PARA INICIANTES



Recebeu o diagnóstico agora e ainda está tonta com o tanto de informação? Nós sabemos como é! Rs. Quando recebemos essa notícia, não temos noção de tudo que envolve esse universo de oncologia, mas com o tempo vamos aprendendo a lidar com tanta informação e surrealidade! rs...

Faz de conta que nunca falamos disso aqui e vamos falar de maneira bem simples. Com o diagnóstico do câncer, alguns tratamentos podem ser aventados, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou mesmo a combinação desses tratamentos. O que todos queremos é destruir as células cancerígenas. Todavia em sua grande maioria, as drogas, a radio e demais tratamentos não conseguem distinguir entre células sadias de células malvadas e fuzila todo mundo! Por isso tantos efeitos colaterais.

Temos que estar de olho nesses efeitos, por que podem interferir no tratamento e até mesmo se tornar um risco de vida para nós! Então, vamos listar alguns para a gente ficar olho:



  1. Com relação à alimentação:
  • perda de apetite;
  • perda/ganho de peso;
  • mucosite;
  • boca seca;
  • problemas gengivais e dentários;
  • mudanças no paladar e  no olfato;
  • náuseas e vômitos;
  • diarréia e constipação;
  • fadiga.
É claro que cada organismo é diferente e pode reagir de maneira diferente com cada tratamento. Mas seu médico precisa saber se alguns desses sintomas ficar recorrente durante o seu tratamento. 

No caso da quimio, preste sempre atenção no ciclo, pergunte para o seu médico em que dia do ciclo ela afetará mais seu sistema imunólogico, por exemplo e tente compensar, se alimentando melhor e evitando se expor.

Na radio, não se engane, os sintemas podem ser os mesmos. Ela parece mais inofensiva, mas não é, e requer os mesmos cuidados da quimio. 

O tratamento pode ser mais fácil ou mais difícil, dependendo também da sua cabeça, de como você encara tudo isso. Portanto, doses de bom humor, esperança e fé todos os dias te ajudarão a atravessar essa faze... Isso você também pode encontrar aqui! rs...





Um comentário:

  1. Oi Ludmila. Eu aqui de novo.
    Pois é, os efeitos colaterais é que maltratam. Mas existem coisas simples que ajudam muito. No meu caso, por exemplo, tive mucosite (feridas na boca e nariz), e o chá de camomila frio para bochechos e compressas ajudou muito. A compressa nos hematomas das aplicações.
    Para o intestino preso, usei vários produtos: Activia, Nujol, Água da ameixa preta, Farelo de trigo, e, em último caso o Fleet Enema.
    Náuseas, uma pedrinha de gelo costuma amenizar bastante. Enfim, são coisas simples que podem ajudar muito.
    Um grande abraço prá vc, e muita força nessa luta.

    ResponderExcluir