terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Químio, náuseas e vômitos




Tem gente que mal começou a quimioterapia e o estômago já começa a reclamar. Costumo brincar que eu nem preciso colocar na veia, só de ver as bolsinhas de soro, o meu amigo estômago já dá sinais do seu mau-humor. Rs... Outras pessoas abençoadas, nem sentem esse desconforto e seguem como se nada estivesse acontecendo. 

Resultado de imagem para náusea e vômitoNáusea é por definição a sensação de que se pode vomitar a qualquer momento, ou um mal-estar muito forte. Elas podem ser causadas pela cirurgia ou radioterapia também, mas a campeã de provocá-las é a quimioterapia, sem dúvida. 

Deixando as vilãs mais conhecidas e aceitas de lado, não podemos esquecer que o estresse e a ansiedade também são fatores que podem causar ou agravar as náuseas. Além de que nos mandam aumentar a quantidade de líquidos durante a quimioterapia, fazendo o estômago desentender o que estamos tentando fazer com ele! Rs...

Aí, você decidiu ir ao shopping, seus sentidos estão mais aguçados por causa da quimio, e aquela menina que adora perfume doce passa por você, você quase vê um algodão doce caminhando... E então a cena de comédia pastelão, não fosse o drama, está pronta! Você devolve todo o lanchinho básico de minutos atrás! 

O que geralmente causa o vômito - claro que depende de cada individuo - é o próprio tratamento, cheiros fortes, alimentos e cigarro. Por isso que comidas mais leves e mais naturais são mais indicadas, como evitar temperos fortes ou sobremesas muito doces.

Claro que seu médico vai mandar você tomar uns remedinhos para controlar as náuseas e o vômito, são os chamados antieméticos e eles vão ajudar. Mas temos também uns truques nas mangas para esse período turbulento da quimioterapia!

Logo após as refeições, procure relaxar em uma posição de 45º, respirando confortavelmente. Evite a ingestão de água na primeira meia hora, se for preciso chupe um gelo, que vai suprir essa necessidade. 

Evite cheiros fortes, como perfumes e produtos de limpeza. Se possível, evite também ficar por perto quando os alimentos estão sendo preparados, pois o drama já começa aí! rs... Paciência, calma, respiração e meditação ajudam a controlar as náuseas e o vômito, então mãos à obra!

Resultado de imagem para meditação

Nenhum comentário:

Postar um comentário