quarta-feira, 18 de março de 2015

PET O QUE? PET/CT PARA INICIANTES.


Resultado de imagem para pet scanOntem foi dia de Pet Scan! E me chamou a atenção as conversas na sala de espera... As pessoas não tem muita noção do que é esse exame, para que ele serve e o que ele pode causar. 

Tem tanto mito em torno dessa doença, que ontem ouvi um paciente perguntando se depois de fazer esse exame ele iria perder sua libido. Sim, ele era homem e pela primeira vez realizaria o tal pet scan!

Mas vamos entender um pouco sobre esse tão temido e muitas vezes desejado exame! PET - SCAN, ou Tomografia por Emissão de Positrons, é um exame de imagem que utiliza uma substância radiotiva (18 - Fluordesoxiglicose) para rastrear células tumorais no corpo.

Ele consegue identificar uma célula cancerígena, justamente porque essas células captam essa substância que é a base de glicose. Para isso é necessária uma dieta desde o dia anterior ao exame, baseada em proteínas. Não pode comer doces! Snif! Sofro Horrores! E nem carboidratos, pois esse se transforma em glicose e pode atrapalhar o exame.

Quem já fez uma tomografia, não tem muita novidade no que esperar do exame, já que a técnica é justamente a interposição dela com a tomografia de emissão de positrons. Ah... entendi tudo! Não se preocupem... O importante é saber que esse exame não tem nada de muito além de uma tomografia. A máquina até parece um pouco com ela. 

Ele não causa impotência ou coisas do gênero. A radiação é rapidamente eliminada do organismo, não causando mal a ninguém. Mas é claro que se não for necessário, melhor evitar, assim como a própria tomografia.

Somente seu médico saberá da real necessidade do PET/CT, pois com ele o médico consegue avaliar o tamanho ou não do problema. Então não fiquemos ansiosos com esse aliado nosso. Apesar dele nos deixar com muita fome, pois são necessários geralmente seis horas de jejum, ele é um grande aliado!

Resultado de imagem para grandes aliados




Um comentário:

  1. Widze że blog ciekawy ale chyba na nim nie zarabiasz. A możesz zarobić całkiem nieźle promując produkty związane ze zdrowiem , szkoda żeby ruch na twojej stronie się marnował, jak możesz dorobić sobie niezłą pensję, wpisz sobie w google - spieniężanie stron o zdrowiu i urodzie

    ResponderExcluir