quinta-feira, 9 de abril de 2015

ANSIEDADE. VIDA. FORÇA.



Resultado de imagem para ansiedadeViver pensando no que será nos causa ansiedade. Em tempos de crise, quando se está em tratamento, como não ter ansiedade? A doença mais temida por todos, o câncer, escolheu testar nossa capacidade de resistência. E o futuro? Tudo fica incerto!


Seguir os dias tentando encarar com normalidade, toda sessão de exames, consultas, mudanças no corpo e na alma, realmente não é tarefa das mais simples. Os dias se tornam palcos de construções e reconstruções. Muitas coisas deixamos de lado ao longo do tempo. 

Perdemos a vaidade? Não... Lógico que não, apenas nos concentramos na beleza que dura mais! rs...

Não podemos mais olhar para trás, pois aí os problemas se tornam maiores. Lembrar de como a vida era antes da doença, pode causar depressão naqueles que não se prepararam para a caminhada. E a vida segue, queira ou não. 

E aí a gente pergunta, o que fazer? Tentar viver no presente, é a melhor resposta. Cada dia com suas dificuldades e vitórias. O tratamento por si, já nos turva a visão e dificulta muita vezes o raciocínio. A quimio muitas vezes tem esse poder de nos tontear!

Resultado de imagem para força
Fácil? Só para os fortes? 

Não... Essa doença não escolhe.


Li, esses dias sobre as frases que não se deve falar para alguém em tratamento de câncer, e uma delas me chamou a atenção: Você é forte! Penso muito sobre essa questão de ser forte. Será que a força muitas vezes não é falta de opção?

Depois que o bandido aparece, existem duas escolhas, se entregar ou enfrentar. Seja em qualquer uma dessas escolhas, a única opção é ser forte. E o que é ser forte? Não reclamar? Não chorar? Sorrir?

Ah sim, é mais leve ser forte. É mais confortante ter esperança. A fé que nos alimenta e direciona cresce na medida em que sorrimos para a vida. Tudo se ilumina quando pensamos que um dia chegou ao final e estamos ali, diante do por do sol, vivos e com o coração cheio de vontade de que novo dia se inicie.

Mas chorar e ter medo não fazem parte de quem é forte? Engana-se quem pensa assim. Ser forte é tentar equilibrar os medos e anseios com a fé, esperança e coragem. Força é condição para superação. E esses elementos precisam estar diariamente sendo alimentados.

Isso não significa que vez ou outra, não precisemos deixar cair por meio de muitas lágrimas, tantas coisas que ficam as vezes guardadas lá dentro do coração. E como seria bom se pudéssemos, tirar de uma só vez tudo aquilo que nos faz mal.  E será que a gente consegue perceber o que nos faz mal?

Aí voltamos aquele nosso velho ponto de partida... O perdão. Nesse caminho que o câncer nos coloca, talvez a lição mais importante seja a de aprender a perdoar. A começar a perdoar a nós mesmos, por tanta ansiedade. 

E de repente, tudo parece que fica grande. Vazio, cheio. A consciência se expande e um calorzinho surge dentro do peito... É a vida te dizendo que está cuidando de você! 


Resultado de imagem para vida cuida de mim


Nenhum comentário:

Postar um comentário