quarta-feira, 3 de junho de 2015

VOCÊ TEM MEDO DO PET SCAN?


Essa semana foi de realização de exames. Quem vive na luta contra o câncer, sabe o que é ficar de clínica em clínica, levando agulhada... kkkkkk. Mas me chamou a tenção, na sala de espera para realizar o Pet Scan, a quantidade de pessoas que morrem de medo desse exame.

Já falamos dele aqui antes, até para mostrar a simplicidade que é. Mas para quem tá começando a caminhada agora, parece que ele é um fantasma assustador. 

O Pet, como o chamamos de forma carinhosa, é quase uma tomografia mais chique! rs... E vou contar para vocês direitinho como é. No dia anterior, as vezes até dois dias antes temos que realizar o preparo. 

O PREPARO:

Esse é o mais chato! Pois não podemos comer nada que tenha carboidrato e açúcares. Nos resta as proteínas, que são delicinhas também, mas vai tirar o carboidrato para ver como é difícil pensar nessa possibilidade. Ah.. e café também não pode. Tabaco nem pensar... mas aqui nem fuma neh? Não é possível!

Além desse regime militar alimentar, não é permitido os exercícios físicos, incluindo o sexo! Água pode, até 6 horas antes do exame, pois aí é jejum total. Depois que chegamos na clínica, geralmente eles nos fazem beber um copo de água a cada meia hora. E também tem os remedinhos que tomamos para realizar o exame.

Precisamos estar calmos e com o metabolismo desacelerado, portanto, as vezes eles administram um remédio para acalmar os ânimos, outras vezes só nos colocam no soro e aí devemos tentar relaxar e dormir. Depois que o "contraste" é injetado, ficamos por pelo menos mais uma hora descansando até irmos para a máquina.

O CONTRASTE

O "contraste" é na verdade um radiofármaco Flúor 18 FGD, ou seja, glicose marcada com material radioativo. mas que em pouco tempo é eliminada do organismo, dizem os médicos. Bem que esse material podia fazer com que a gente brilhasse no escuro, neh? Seria mto legal! kkkkkkkkkk

O EXAME

Resultado de imagem para pet scanMas aí uma vez na máquina, passamos uns 40 minutos ali, deitados, geralmente em um frio tipo Pólo Norte, tal qual as salas de tomografia mesmo. E aí depois disso, acabou! E vem a felicidade... o lanchinho rápido, para aplacar o mau-humor!

Então, não precisa ter medo desse grande aliado na luta contra o câncer! Ele  não tem reações, ou causa impotência, como já vi perguntarem... Apenas tem realmente o tal material radioativo, mas que é controlado assim como das tomografias, raio x  e demais exames que são também usam materiais pesados.



Um comentário: